domingo, 12 de outubro de 2014

Desafio das 52 semanas - semana 34

    Vamos na semana 34 do "Desafio das 52 semanas":  E para hoje temos:

    
Semana 34 - Livros que acho que toda a gente deveria ler:

    Eu nunca tive hábitos de leitura recreativa. shame on me!! Sempre fui uma aluna exemplar na Língua Portuguesa. Sempre escrevi bem e com correção ortográfica e morfossintática e (segundo os vários professores da disciplina, que tive) apresentava um vocabulário rico e variado, o que (também de acordo com o feedback deles) seria reflexo de prática literária regular. Certo é que realmente, seja lá qual for a origem do meu sucesso nesta área e do meu gosto pela mesma, não reside certamente nas (escassas) leituras que fiz, sendo que as mesmas, salvo algumas obras que li por gosto e por iniciativa própria, se resumem a leituras obrigatórias para a escola! Uma das minhas resoluções para este ano era ler mais e a meta a que me propus era a de um livro por mês. De Janeiro a Março a coisa correu bem, sendo que até dei a minha opinião aqui, aqui e aqui sobre as três obras que li, mas depois é que começou a descambar. Tenho em mãos, que é como quem diz em processo de leitura, vá, um desde o início de Abril! É um thriller psicológico que me despertou o interesse, mas, não sei por que raio, fui perdendo o ritmo de ler um pouco todos os dias e certo é que já não pego nele há um mesito, mais coisa menos coisa. E é isto! :D Vejamos se a vontade regressa! ;) 

     Dito isto, vou então mencionar no tópico de hoje, o livro que foi talvez o meu favorito de todos, pela mensagem que passa ao leitor.

* Cão como nós, de Manuel Alegre - Li este livro seguramente há uns dez anos, precisamente, porque se tratou de uma leitura obrigatória para Português, penso que algures durante o secundário. Já não o tenho, devido àquele fenómeno tão recorrente chamado empréstimo sem retorno (situação sempre tão desagradável! certo é que nunca mais o vi!). Mas recordo-me de ser um livro pequeno e, também por isso, muito rápido de ler (numa horita ficou aviado. :D). Mas passemos então ao conteúdo, em si. Trata-se no fundo de uma homenagem a um elemento da família do autor: um cão. O livro retrata, em capítulos curtos, alguns episódios da época feliz vivida com Kurika, um canito muito especial, irrequieto, mas muito meigo ao mesmo tempo. É uma história simples, sobre companheirismo e afetos, sendo impossível ficar-lhe indiferente! Do divertido ao comovente, há de tudo um pouco, na medida  mais que certa. Recomendo! ;)





Imagens retiradas de:
http://www.wook.pt/ficha/cao-como-nos/a/id/71679

Sem comentários:

Enviar um comentário