segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Comprar além-fronteiras (o que correu mal)

    Na sequência do post sobre as minhas compras on line, venho hoje escrever sobre o que correu menos bem. 

  As experiências menos agradáveis que tive estiveram relacionadas com encomendas na loja Everbuying. Já por duas vezes trocaram artigos na encomenda e não deram uma resposta viável para solucionar o problema! Na primeira vez que enviaram um artigo errado nem reclamei, porque foi troca de um pincel de rosto por outro da mesma categoria mas com uma forma diferente. Como na altura tinha poucos pincéis e queria experimentar diferentes formatos, optei por deixar passar, dando o benefício da dúvida à loja, porque são coisas que podem, de facto, acontecer. Mas a situação repetiu-se quando, numa outra encomenda, aconteceu algo semelhante. 




   Decidi então informar a loja do erro, na tentativa de encontrar uma solução. Fi-lo sobretudo porque o artigo em causa não era para mim, mas sim para uma amiga. Desta vez tratava-se de tips para as unhas (de gel), sendo que as que chegaram eram diferentes e em menor quantidade relativamente às que tinham sido encomendadas. Questionada acerca da troca de artigos, a loja respondeu que tinham enviado um artigo diferente do encomendado, porque este se encontrava esgotado (ou seja assumiram a culpa descaradamente, fazendo dos clientes totós que pagam por uma coisa e levam outra sem piarem!! Mais valia terem dito que tinha sido engano! Não caía tão mal!). Mas adiante, então, qual foi a solução deveras surpreendente que a loja encontrou? Propuseram 6% de desconto na encomenda seguinte, (ainda não voltei a encomendar desde aí), pelo incómodo causado. Achei ridículo, mas lá aceitei, até porque o artigo que eu queria continuava esgotado e não me parecia que a loja tivesse outra solução. Mal sabendo eu que a maior surpresa viria a seguir! Qual não é o meu espanto quando reparo que na loja, na altura, estava disponível um cupão de 8% de desconto para qualquer utilizador, em todos os artigos! Era uma promoção! Ora, não dando para acumular dois descontos numa compra, que raio de vantagem pensavam eles estar a dar-me pelo transtorno?! Compensava-me mais o desconto disponível pra toda a gente, do que o que me tinha sido atribuído. Enfim! Negócios da China, é o que é!!
                       





(Toda uma diferença no formato, como se pode ver! Encomendei tips "normais"
e, em vez disso, recebi umas belas garras ...! XD!)


    Tive também uma encomenda retida na alfândega e aí tive o (des)prazer de perceber o quão mal e l.e.n.t.a.m.e.n.t.e o dito serviço funciona. Se não fosse o facto de a encomenda ter número de rastreio tinha entrado em desespero. Isto porque não só foi a encomenda de valor mais alto que já fiz (cerca de 40 €uros, como também não era para mim (nesta encomenda, que se pode ver na imagem abaixo do texto, estavam incluídas as tips que referi anteriormente). Daí ser motivo de preocupação acrescida. Andei eu a dizer-lhe maravilhas das compras on line e a tentar induzir-lhe o vício (:P) e logo por azar haveria problemas com a encomenda dela. Bem, mas prossigamos para a narração da saga. Até que a alfândega atualizasse o estado do processo de envio da encomenda (através do número de rastreio) após indicarem que tinha sido "selecionada para controlo alfandegário", foi uma eternidade. Fui então informar-me desesperadamente em milhentos fóruns sobre o que fazer e entre dezenas de relatos horrendos que despertaram em mim medos e que deixaram marcas profundas na minha opinião sobre o controlo alfandegário (desde caixas abertas e artigos danificados, a artigos em falta, passando pelo pagamento de valores surreais para recuperar os artigos, entre outras peripécias insólitas), li algumas intervenções que me levaram a tomar a iniciativa de mandar o recibo da compra e comprovativo de pagamento para os ctt, que prontamente me responderam que não podia enviá-los espontaneamente. Tinha, então, que aguardar que fosse emitido o despacho para envio dos documentos. Nada a fazer! Toca a esperar mais umas semanas. Depois lá recebi a cartinha em casa com o dito despacho. Rejubilei de alegria! Lá fui eu mandar os mesmos documentos. E passadas duas semanas chegou o belo do pacote (salvo seja!). Enfim, tudo para dizer que a demora do processo em caso de retenção de um artigo é um exagero. A única coisa boa foi o facto de, no fim de contas, não ter que pagar qualquer taxa, embora já estivesse mentalizada para desembolsar uns euritos, pelo que tinha lido nos testemunhos de outras pessoas em situação semelhante.


    Conjunto de 32 pincéis de maquilhagem, 17,70$ (aprox. 13,15€) e 
       Produtos para fazer unhas de gel:
          * lâmpada UV, de 36W, 27,10$ (aprox. 20,08€);
          * conjunto de 10 limas, 3,62$ (aprox. 2,68€);
          * conjunto de 12 tips (as tais garras!), 1,32$ (aprox. 1,01€);
          * conjunto de 5 moldes para (re)construção (de unhas) com gel, 1,41$ (aprox. 1,05€).


     E é isto. Já tive uma dose jeitosa de inconvenientes. Mas lá está! Não pode ser tudo um mar de rosas no imenso Chinaworld, que vou continuar a explorar como se não houvesse amanhã! ;) 

[Fico ainda a dever um post sobre o que comprei em outras lojas on line, além do Ebay.]


[Ps: A legenda das imagens tem um aspeto meio estranho e desfocado porque tive problemas com a formatação do texto e não consegui que ficasse centrado. Tive que colocá-lo como imagem também.]

Sem comentários:

Enviar um comentário