segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Perguntas sobre maquilhagem

     Uma das categorias de vídeo que mais gosto de ver são as tags, porque dão a conhecer gostos e opiniões sobre um determinado assunto, enfim dão a conhecer melhor quem as cria e quem a elas responde. Decidi então reunir algumas perguntas que fazem parte de diversas tags sobre os hábitos/preferências de maquilhagem em concreto. São vinte e uma e cá estão elas:

Com que idade começaste a usar maquilhagem e o que usavas nessa altura?
Comecei a usar maquilhagem por volta dos dezassete anos, mas apenas para sair (o que era raro, diga-se). Na altura usava apenas lápis de olhos preto.


Por que razão começaste a interessar-te por maquilhagem?
Nessa altura em que comecei a usar o lápis, foi por influência de uma amiga que também usava. Aliás, era ela que insistia e com uma paciência de santo lá me aplicava o bendito, enquanto os meus olhos lacrimejavam porque aquilo fazia comichão na linha de água! Mas na realidade aí não se pode dizer que tenha ficado realmente interessada em maquilhagem, porque o triste lápis foi durante anos o único produto que usei e realmente não lhe dava grande importância. O bichinho propriamente dito só nasceu há dois anos, quando andava à procura de uma placa alisadora para o cabelo! Na altura fui ao youtube procurar opiniões de meninas para saber qual deveria comprar e fui parar a um vídeo da Camila Coelho, em que ela ensinava como fazer ondas precisamente com uma placa alisadora. Enfim, depois vídeo puxa vídeo e do cabelo fui para aos tutoriais dela e depois de outras meninas e fui descobrindo as imensas possibilidades da maquilhagem! Descobri produtos que nem sabia que existiam, como é o caso do primer e dos iluminadores de rosto, por exemplo. E assim começou o vício!

Como / com quem aprendeste a maquilhar-te?
Bem, como descobri a maquilhagem no youtube, que foi lá que aprendi o que sei, com todas as meninas a que assisti. É engraçado. No início eu anotava montes de coisas e técnicas,em particular da maquilhagem de olhos fazia também listas de produtos (na altura da Nyx, porque estava muito em voga, entre as marcas mais acessíveis). Há uns tempos fui descobrir essas pérolas aqui no computador e reparei que já não preciso daquelas cábulas, porque realmente eram coisas muito básicas. Daqui constatei duas coisas: que aprendi mais algumas coisitas desde aí e que tenho mesmo uma ganda panca! É o que dá devorar vídeos horas e horas e horas ....

Quail / quais os (tipos de) produtos que usas com mais frequência?
Bem, eu ando na maioria dos dias sem maquilhagem (os únicos produtos que uso todos os dias são o creme de rosto e o bálsamo labial). Depois há dias em que se estiver com um aspeto muito duvidoso e até estiver bem disposta, aplico corretor de olheiras (esse herói salvador!). Noutras vezes, além do corretor coloco também máscara de pestanas.

Usas maquilhagem todos os dias?
Como disse anteriormente não. Adoro-a! Sou muito mais feliz (e bela!) desde que a descobri! Mas sobrevivo sem ela!

Costumas levar algum item na carteira?
Nem sempre. Quando me lembro (muito raramente) levo comigo o corretor e a máscara. Isto no dia-a-dia. Se me maquilhar para um jantar, por exemplo, como faço uma coisa mais elaborada e completa, levo sempre os dois artigos que referi e também o pó.

Retocas a maquilhagem ao longo do dia?
Não. Daí ser raro levar produtos comigo na carteira. Mesmo quando saio à noite e levo os produtos, acabo por não os usar por preguiça!

Preferes base ou corretor, se tiveres de escolher apenas um?
Sem dúvida corretor. É raro usar base. Só mesmo para ocasiões especiais, em que quero mais cobertura na pele. O corretor responde às minhas necessidades para o dia-a-dia, porque não tenho de momento grandes imperfeições e realmente as olheiras são o principal a esconder!

Preferes máscaras que dão alongamento ou volume?
Prefiro máscaras de volume. Gosto mais desse efeito nas minhas pestanas.

Gostas de / costumas aplicar pestanas postiças?
Gosto de ver nas outras meninas as pestanas falsas de efeito mais natural e de volume. Em mim nunca experimentei, porque tenho a ideia de que seria uma verdadeira batalha para aplicá-las. Mas quero sem dúvida experimentar.

Sabes fazer (o) delineado?
Não, pelo menos o delineado mais espesso e marcado. Já fiz em mim e além não ter ficado nada apresentável (nem tão pouco parecido nos dois olhos!) não acho realmente que me favoreça, porque tenho os olhos pequenos e o efeito olho de gatinho não me fascina, tendo em conta a fisionomia do meu rosto. O que costumo fazer é uma linha muito fina com o lápis (castanho) junto às pestanas superiores só pra criar a ilusão de volume natural e mesmo assim não consigo resultados brilhantes. Mas tenho treinado e insistido!

Qual a parte da maquilhagem que mais destacas em ti? Rosto, boca ou olhos?
A maquilhagem de olhos é sem dúvida aquela de que mais gosto e aquela onde perco mais tempo. Gosto sobretudo de trabalhar (com) as sombras, na luta eterna pelo esfumado perfeito!

Qual/quais o(s) tom/tons de sombras, blush e batom que mais usas?
Sem dúvida os castanhos, beges, camel, tal como acontece na minha roupa, nas carteiras, nos sapatos, ... São realmente os meus tons preferidos! Quanto ao blush uso com mais frequência os rosados, porque me favorecem mais que os tons pêssego/alaranjados, talvez porque o meu subtom de pele é amarelado e assim o contraste fica equilibrado. Também no que se refere aos batons, prefiro os cor-de-rosa.

Indica um erro comum que as pessoas fazem na maquilhagem.
Um dos erros que mais observo é a má escolha do tom e a (ainda pior) aplicação da base! Peca-se pelo exagero, ao comprar-se uma base para bronzear e não para uniformizar e realçar o tom de pele natural. O efeito cara de reboco é um flagelo da beleza do século XXI! E como se isso não bastasse, quando falo da aplicação refiro-me àquele fenómeno deveras espetacular (not) de se colocar a base só até à linha do queixo, deixando o belo do pescoço a nu, em todo o seu esplendor e palidez!

Indica o teu produto de maquilhagem favorito.
Um produto que adoro é uma paleta que construí a meu gosto só com sombras mate de várias marcas. Fui comprando aos poucos. É o meu xodó!

Indica um produto que te tenha desiludido.
Um produto que me desiludiu foi o lápis à prova de água da linha Scandal eyes da Rimmel London, na cor Nude (um beje muito bonito). Tinha grandes expectativas sobre ele, mas comigo não resultou, porque, talvez por ser demasiado cremoso, em mim transfere quase imediatamente para as pestanas inferiores, além de que, mesmo prometendo ser à prova de água, dura pouquíssimo na linha de água.

Tens alguma marca de eleição?
Já experimentei produtos de várias marcas, mas como compro os produtos pela sua individualidade, pelo que ouço e leio sobre eles, não tenho propriamente uma marca espeífica como referência. Por enquanto, ainda não tenho uma marca da qual tenha testado produtos suficientes para dizer que é a minha favorita.

Qual a(s) tua(s) guru(s) preferida(s) ou figura de referência na maquilhagem?
Tal como referi no post anterior, cativam-me mais a pessoas, para além da maquilhagem. Mas para tutoriais escolho a Tatanita, a Flávia Calina e a Emily Noel para tons neutros (que são aqueles com que mais me identifico) e a Camila Coelho e a Luciane Ferraes para maquilhagens mais elaboradas.

Onde costumas comprar a tua maquilhagem?
Tanto compro em lojas físicas como em lojas on line. Bases e corretores obrigo-me a comprar pessoalmente, por causa da escolha do tom. Os restantes produtos tanto compro de uma forma como de outra, sendo que tenho produtos de marcas que não têm loja física (MUA, The Balm, ...), pelo que a única forma de os adquirir foi mesmo comprar pela net.

Qual o último produto que compraste?
Foi o primer de olhos Put a Lid on it da The Balm.

Onde guardas a tua maquilhagem?
Guardo toda a minha maquilhagem numa maleta (de ferramentas, é certo, mas bem sofisticada e cheia de estilo, note-se!)


Ufa, isto deixou-me cansada de tanto escrever! Findo o testamento, permitam-me dar os parabéns a quem está a ler esta conclusão, pela presença e pela paciência!

3 comentários:

  1. hihihi, cara de reboco... adorei essa resposta e concordo totalmente, é mesmo um flagelo... lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! ;) É isso e o belo do lábio delineado com lápis castanho e depois pintado com um batom de cor diferente, pra ficar bem contrastante. Pelo menos vistoso fica; bonito é que não. Um sonho mesmo! kkkkk! Beijinhos!*

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar