terça-feira, 4 de novembro de 2014

A minha rotina de rosto atual

    Este blogue tem andado paradito. Assim é e será sempre que não me sentir motivada para escrever sobre alguma coisa. Mas, sinceramente, o problema tem sido mais preguiça de fotografar produtos do que propriamente de escrever. Tenho, contudo, mantido religiosamente o desafio das 52 semanas, que publico ao domingo. 


     Ainda antes de passar ao conteúdo deste post, quero assinalar aqui uma data importante: fez ontem um ano que publiquei o meu primeiro post! Foram "50 factos sobre mim" que inauguraram este espaço e desde então até hoje já deixei transparecer aqui, muito através dos posts dos últimos meses, tantas outra coisas acerca do que sou, do que gosto (e não gosto) e de como encaro os outros e a vida. Que venha mais um e outros tantos depois desse. Enquanto me sentir bem aqui, continuarei a escrever. E é isto. Passemos então ao que me trouxe cá neste dia chuvoso de novembro.

   Venho finalmente partilhar a minha rotina de (cuidados de) rosto atual (sendo que o texto deste post está praticamente concluído há mês e meio e só não foi publicado antes, precisamente porque esperava pôr umas fotos pra lhe darem graça!), visto que tenho investido em alguns produtos desta "área", digamos assim, de modo a tornar a minha rotina mais completa e específica, tendo em conta a minha pele e seus devaneios.
    Mencionei aqui algumas descobertas recentes de canais e blogues que descobri e que me fizeram despertar pra esta temática, sempre tão pertinente, em particular no que se refere aos cuidados de rosto, ou não fosse a pele do rosto tão importante, tendo em conta que está sempre exposto e por isso tão vulnerável a tantos fatores externos. A melhor maquilhagem que se pode ter é mesmo uma pele naturalmente bonita, viçosa e bem tratada (um bocadinho de corretor de olheiras por cima também não fará mal nenhum ....! :D). A minha não é de todo perfeita. Não me lembro também, por outro lado, de ter tido problemas graves e mais ou menos comuns, como acne juvenil (bonita expressão, esta!), por exemplo.  [nota: quem não quiser ler o testamento introdutório que se segue (:D sorry! entusiasmei-me), é favor passar para o meio do post, após a foto com os produtos que uso atualmente e sobre cada um dos quais falo mais em detalhe abaixo].

   A minha pele é mista (ninguém me disse; conclui por mim, sob pena de poder estar a dizer uma barbaridade), portanto desde que comecei a usar creme hidratante diário, praí há uns dois anos, tenho apostado em cremes de textura fina e facilmente absorvida, porque são aqueles que me dão mais conforto e resultados mais imediatos/positivos. Experimentei cremes da Garnier, L'óreal e Nívea, e passei também pelo gel creme da linha cuide-se bem do Boticário, até que decidi experimentar um de farmácia e, meio que ao calhas, o Aqualia Thermal da Vichy, na versão ligeira, foi o escolhido. Depois de (muito) usar (e amar) esse deu-me o desvario de experimentar outro, recomendado pela farmacêutica, que me impingiu um da A-Derma, supostamente para peles mistas, e com a benesse de ter proteção solar considerável (spf 25). Nossa, que o bichinho não deixou saudades! Após um sofrível mês e pico a usá-lo e a observar a camada de gordurinha e óleo que deixava na pele sempre que o aplicava, jurei pra nunca mais o comprar. Não mesmo! Vá que à noite era menos mal, porque eventualmente a pele lá acabava por absorvê-lo, mas que demorava, demorava. Mas para um uso diurno, em que, muitas vezes o aplicava e logo a seguir me ia maquilhar, a coisa complicava-se muito um pouco. Falei dele aqui, caso alguém esteja interessado em ler mais umas descascadelas. 

    Quanto ao tónico, comecei a ouvir falar desta categoria de produto, toda uma novidade pra mim, diga-se, cheguei a usar água de rosas para esse efeito, mas não gostei. Parecia-me simplesmente água e não notava que me fizesse efetivamente algo pela pele. Já do tónico da linha Active do boticário, tenho a dizer que gostei. Pelo menos já não me parecia só água cheirosa. 

  Juntamente com este tónico usei a espuma de limpeza da mesma linha. Depois dela, usei um leite de limpeza da Nívea e, a seguir, uma mousse desta mesma marca (fiz a comparação de ambas neste post). O tónico foi coisa passageira e estive muito tempo sem voltar a usar, porque fui dando prioridade a outros produtos (se bem que tenho lido mais sobre eles e tenho um na minha wishlist e entretanto já comprei outro que já namorava há um bom tempo), mas os produtos de limpeza de rosto vieram pra ficar e tenho-os usado continuamente, desde o começo. Percebi a sua importância e já não abdico deles. 

   Bem, mas falando, então, do estado atual da minha pele, tenho a dizer que em Abril comecei a notar que estava muito reativa, particularmente na zona das bochechas (quase constantemente vermelhas e com pequenas borbulhinhas, mais ou menos intensas), muito seca na testa e muito oleosa no nariz e queixo. Parti em busca de respostas e (soluções, já agora) e optei por investir num sérum hidratante e, posteriormente, num leite de limpeza indicado para pele sensível e notei melhorias nos aspetos negativos que referi anteriormente. Noto a pele mais equilibrada e uniforme em termos de hidratação, e, sobretudo, mais "calma" e menos reativa. Em meados de Julho, o principal problema passou a estar relacionado com algumas espinhas (oh palavra feinha!!) que apareciam regularmente (uma novas por semana era a média! :/ :( ), sobretudo na zona do queixo e área em redor da boca, fase essa que tão surpreendentemente chegou como se foi, algumas semanas depois, sem deixar saudades. Fenómenos! Daí até hoje a pele anda outra vez em estado zen e sem problemas de maior, portanto, estou feliz! :)


   Posto isto, deixo a seguir algumas considerações (e fotos, claro) sobre os produtos que estou a usar atualmente no rosto:

















Cremes hidratantes: Aqualia Thermal, Vichy e Creme de rosto para pele normal a mista, Barral - Perdi a conta às embalagens que comprei do creme da Vichy. Como já mencionei por aqui experimentei, gostei, usei e abusei, com muito gosto, porque afinal, em equipa vencedora não se mexe e a nossa equipa (eu e ele) sempre foi feliz e bem sucedida. Na fase de maior loucura da minha pele (a tal da reatividade desvairada) pensei que talvez devesse mudar o creme de rosto, o da Vichy, no caso de por alguma razão ser ele a causa da reação. Isto embora adorasse e continue a adorar tudo nesse creme! Foi aí então que comprei o da Barral, na versão para pele normal e mista. É um nadinha mais espesso do que o da Vichy, mas espalha-se muito bem e é rapidamente absorvido, deixando a pele com uma textura aveludada. Uso de manhã e à noite, como sempre fiz com todos os cremes de rosto que usei. Sempre usei apenas um de cada vez (até acabar e só depois passava para outro) e nunca usei um específico para o dia e outro para a noite. Contudo, um dia vou nessa! ;)






































Serum Desaltérant, Caudalie - Por indicação da Sara, do Makedown, dei asas à minha curiosidade sobre este tipo de produto, acerca do qual comecei a ler há uns meses. Nunca tinha percebido bem para que serviam os séruns e não sei porquê mas associava-os sempre a cuidados pra senhoras de pele madura! :D De facto muitos deles têm propriedades anti-oxidantes o que teoricamente se traduz num cuidado anti-idade, ao nível da promoção da elasticidade da pele e prevenção de linhas de expressão. Este sérum, em concreto, é apenas (e já é bem bom!) um sérum hidratante, que cumpre exatamente o que promete. Como li algures pela blogosfera (muito leio, eu ...! XD!) dá um boost, que é como quem diz um "extra" de hidratação à pele, ajudando-a a conservar e a selar essa mesma hidratação. Senti que deu efetivamente um maior equilíbrio ao meu rosto e já não dispenso. No início usava de manhã e à noite, antes do creme. Atualmente, uso só às vezes, que é como quem diz, dia sim, dia não, à noite, ou de dia também, quando me apetece, acho que no fundo para o poupar (coisa de pobre que tem outros produtos em vista e que não pode comprar tudo o que quer) e porque a minha pele já está numa fase boa. Está quase no fim - diria que já só tenho cerca de 1/5 de produto, sendo que rende muito porque tem um doseador e basta um pump para o rosto todo e tem uma textura leitosa muito fluída. Pondero comprar novamente.






















Água termal, Avène - Não há muito a dizer sobre ela. Não é um item imprescindível, mas sabe bem usá-lo! Não hidrata, mas acalma um pouco a pele e sobretudo refresca-a. Mal não faz, portanto, porque não dar uma borrifadelas com ela de vez em quando? Costumo aplicar à noite, antes do sérum e/ou do creme, quando noto a pele mais irritada/sensível, porque lhe apetece ou por reação à depilação, por exemplo.


Leite de limpeza desmaquilhante, Barral - Li sobre ele no Coisas&cenas e fiquei curiosa para experimentar, visto que estava a acabar a mousse de limpeza da Nívea. O que me direcionou para este produto foi o facto de ser concebido com a preocupação de tolerância para peles sensíveis, tal como a minha andava por volta de Abril/Maio! Portanto, mandei-me de cabeça em meados de Maio e ainda não me arrependi. Suavidade e eficácia a 100%! Limpa a pele sem a agredir e noto que ajuda até a acalmar alguma vermelhidão que noto em alguns dias, por exemplo quando retiro a maquilhagem (faço-o antes, com desmaquilhante bifásico nos olhos e água micelar no rosto). Não uso este produto enquanto desmaquilhante, propriamente dito, mas sim precisamente como produto de limpeza, sobre o rosto húmido. Não é barato à primeira vista, mas vale cada cêntimo, pelo investimento que representa em termos de cuidado efetivo de rosto, com qualidade, e pela quantidade que traz e que rende muuuuuuuito! Like!  





















Esfoliante de rosto: Pore Cleansing Facial Exfoliator, The Body shop - Este produto constou do meu leque de favoritos de cosmética do ano passado, contudo efetivamente comecei a notar alguma sensibilidade, na zona das bochechas aquando da sua utilização, bem como o aparecimento de uma borbulhita ou outra nos dias seguintes (creio não ter sido coincidência). Acabei por colocá-lo de lado e posteriormente quando li sobre (as vantagens d') os outros tipos de esfoliantes, químicos e enzimáticos, arrumei-o pra canto. Só há cerca de um mês é que voltei a usá-lo mas apenas uma vez, quinzenalmente, na testa, nariz e queixo, massajando suavemente com movimentos circulares. Nessas áreas tem cumprido a sua função, portanto pra já, para o gastar, vou usando assim e com essa frequência.




   
Protetor solar facial: Dry Touch Colour, Isdin - Comprei este produto no fim de Junho e tenho-o usado muito irregularmente, confesso! Na verdade, nunca fui muito disciplinada a usá-lo, porque apesar de ser de toque seco, gosto de esperar um ou dois minutos para deixar a pele absorver o produto e ficar com uma textura digamos que adequada para receber outros produtos, como base ou corretor por exemplo. Daí que nos dias de trabalho em que o tempo de manhã parece que encolhe e em que uma pessoa quer (precisa) de um pouquito de maquilhagem para sair à rua com uma carita (de sono) melhor, me tenha desleixado e não o tenha usado tanto quanto deveria. O tom é um pouco estranho (cor de lama), mas dá apenas um toque ligeiro de  pseudo-bronze natural, tendo, no entanto, que se ter algum cuidado a espalhar para deixar um tom uniforme na pele. (este produto não aparece na foto dos produtos todos porque simplesmente me esqueci dele (do tanto [not] que o tenho usado )!! mas um dia tiro uma em que ele surja junto dos amiguinhos! :p ).


     Se tivesse publicado este post há uns bons meses atrás, (altura em que comecei a escrevê-lo!) o sérum e o leite de limpeza que agora uso, e que referi acima, fariam parte da minha wishlist, que é a bem dizer a mesma desde que me comecei a interessar por este tema, porque continuo curiosa acerca de (muitos) outros produtos, mas sem estes dois. Em breve vou postar neste meu cantinho a minha wishlist de skincare
       Entretanto, devo referir que tanto o leite de limpeza, como os cremes de rosto estão mesmo mesmo a terminar, por isso já tenho aqui substitutos acabadinhos de chegar cá a casa e já em uso (mostrá-los-ei por estes dias no instagram).

     

2 comentários:

  1. Cara Joana adoro os teus conselhos és a verdadeira estrela :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Obrigada pelo apoio de sempre! Fico contente por te ajudar de alguma forma, meu doce! :p Beijinhos! :)

      Eliminar