domingo, 2 de novembro de 2014

Desafio das 52 semanas - semana 37

É dia de responder ao tópico da semana 37 do "Desafio das 52 semanas":  

    
Semana 37 - O que de melhor o mundo virtual me trouxe/traz:

   Bem, para responder a esta questão, vou referir-me ao período em que realmente comecei a usufruir, vá, do mundo virtual numa ótica de lazer, que é como quem diz de vício! :D A bem dizer, o mundo virtual passou a estar muito presente na minha vida há cerca de três anos, quando descobri o maravilhoso mundo da maquilhagem no youtube e, depois, a imensa blogosfera. Até aí recorria à internet sobretudo para pesquisas relacionados com trabalhos académicos e recursos/materiais para estágio(s) educativos. Claro que tive Hi5 e todos os dias passava no Messenger, mas nada significativo. Atualmente, estando em casa, tenho sempre o pc ligado e sou capaz de passar horas sobretudo no youtube, intercalando com algumas leituras de um ou outro post. Só nesta introdução já quase que respondi ao que o tópico pede, portanto vou deixar-me disto e passar a enumerar aquilo que de facto o mundo virtual me trouxe de positivo:



* (Partilha de) informação, e aqui incluo tudo o que me permitiu aprender alguma coisa, seja em termos de conteúdo profissional/académico, seja em aspetos do dia-a-dia, no que se refere, por exemplo, aos cuidados pessoais (beleza e maquilhagem, claro está), ou a dicas de cozinha/receitas, bem como organização e gestão doméstica e pessoal, e ainda conteúdo relacionado com entretenimento (cinema e literatura) e humor, sendo todos estes itens os meus principais focos de interesse e pesquisa. Não posso deixar de mencionar a preciosa ajuda que esses deuses dos caminhos  e estradas de Portugal (e do mundo, mas eu só usufruo pelos de Portugal) chamados Google maps e Via michelin tanto me deram e dão, perante o meu deveras peculiar sentido de orientação. Like! :)


* Possibilidade de conhecer/integrar uma comunidade como a blogosfera (em que, pela minha experiência, há mais dimensões positivas do que negativas e em que prevalece a partilha) e ter oportunidade de conhecer algumas das pessoas cujo trabalho acompanho e admiro. 


* Liberdade de expressão e de criação de conteúdo (um ponto muito "perigoso" pela aparente impunidade que abarca e que mencionei mais em detalhe num post em falava do que há de pior no mundo virtual), que, no meu caso, me permitiu ter este espaço, criado e escrito à minha imagem. 


* Acesso a produtos que não estão disponíveis no nosso país. Falo das lojas on line e das possibilidades que os seus serviços criam para os consumidores. Durante muito tempo tive medo de comprar on line e ainda hoje não me vejo a arriscar em produtos de valores elevados, (devido ao medo de extravio e à maravilha que é a nossa alfândega com os seus prodígios matemáticos de taxas e mais taxas a acumularem sem fim!), no entanto sem dúvida que, no meu caso particularmente em relação a marcas americanas de cosméticos, é uma opção que vou continuar a explorar. ;)


    Partilha é realmente a palavra de ordem no que se refere ao mundo virtual que, se usado com moderação e bom senso, constitui sem dúvida uma mais-valia no nosso dia-a-dia! ;)




 
Imagens retiradas de:
http://unadocenade.com/una-docena-de-cosas-que-tienes-que-evitar-si-quieres-disfrutar-en-la-blogosfera/
http://marcguberti.com/2014/02/10-ways-subscribers-youtube/
http://www.conteudounico.com/criacao-conteudo-marketing-internet/
http://aprenderapoupar.com/wp-content/uploads/2014/02/compras_online.jpg
http://desviodecondutta.blogspot.pt/2011/06/amizade-virtual.html

Sem comentários:

Enviar um comentário