domingo, 30 de novembro de 2014

Desafio das 52 semanas - semana 41

    Trago hoje a resposta ao tópico da semana 41 do "Desafio das 52 semanas":  

  Hoje vamos falar de ... amor! Toda uma estreia neste cantinho. Tenho uma amiga que é extremamente observadora, sensata e, muito por isso, sábia, como lhe costumo dizer. E porque discuto bastante, no bom sentido da coisa, este tema com ela, as nossas conversas foram sem dúvida uma inspiração para escrever este post. As relações humanas, sejam de que cariz forem, são complexas e dão trabalho, em prol de uma convivência sã e minimamente gratificante para as partes. Atentemos particularmente nas relações amorosas e naqueles que são os aspetos mais importantes e, por isso mesmo, desafiantes das mesmas, sendo que todos se relacionam intrinsecamente.
    
Semana 41 - As coisas mais difíceis num relacionamento amoroso são:

Confiança/respeito - É a base que alicerça qualquer relação. É, sem dúvida, algo que se deve estar disposto a privilegiar logo à partida, mas que, simultaneamente, se vai construindo e desenvolvendo progressivamente. Entre um casal tem que haver cumplicidade e a segurança de saber que o outro está disposto a investir na relação, com tudo o que isso implica.


* Cedências - Gerir gostos, hábitos e vontades nem sempre é fácil. Pelo contrário, é preciso encontrar o equilíbrio entre as duas partes, o que constitui um dos maiores desafios de uma relação e que implica humildade e generosidade de ambos. Esta ideia abarca também a velha questão de tentar mudar o outro e moldá-lo tendo por referência um qualquer ideal/expectativa, o que na maioria das vezes só leva a frustrações e desilusões. 


* Viver junto(s) - Namorar é muito bonito! Viver junto(s), por sua vez, já assume um outro nível de complexidade e de exigência para os dois. Trata-se, pois, de partilhar responsabilidades, decisões, despesas, objetos, o espaço, e a gestão de tudo isso é extremamente desafiadora e uma prova importante à solidez da relação e cumplicidade do casal. Há que coordenar personalidades e que conseguir equilibrar a vulnerabilidade e assertividade de cada um, na medida certa, para que a relação funcione.


* Rotina - Este item surge quase anexado ao anterior, porque respeita à convivência diária/frequente do casal, particularmente em caso de já partilharem a casa. A etapa mais excitante de uma relação é o início. Todos conhecemos e todos gostamos daquela sensação de borboletas (ou outros corpos estranhos, o que quer que seja) no estômago, que nos provocam aquele friozinho na barriguita e aquela sensação de parecer que o mundo vai acabar e de que tudo tem que ser vivido intensamente. Isto pra não falar da parvoíce de a pessoa sorrir só porque sim (eu por acaso já tenho essa panca no meu estado normal) e ver tudo cor-de-rosa. De facto, tudo o que é novo (seja o que for) é sempre mais excitante e interessante, mas com o tempo ganha-se um outro olhar sobre as coisas e o desafio é manter precisamente o interesse e descobrir para lá do que nos deslumbrou à partida, valorizando o tanto que se ganha para além da paixão (cegueta!) inicial. 


Comunicação/diálogo e coordenação - Pois se é fundamental respeitar e confiar no outro, também o é ter o à vontade de expor dúvidas, inseguranças, de perceber o que não está bem e ser capaz de expor e refletir sobre as falhas, deixando o orgulho de lado e estando disposto/a a ver e ouvir para além do nosso ponto de vista. 


    Enfim, escolher partilhar a vida com alguém é decisão arriscada e uma conquista diária, com avanços, recuos e outros tantos trambolhões. Deixar que nos leiam a alma não é fácil, mas é tanto mais o que se ganha do que o que se perde, que, ainda assim, vale a pena! ;)



Imagens retiradas de:
http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/poemas-de-amor/#.VHtuldKsVUE
http://pamelaemarciocassiano.felizesparasempre.com/blog/post.php?pid=19341  
http://confrariadaslagartas.blogspot.pt/2012_05_01_archive.html
http://triplingo.com/products/romance/ 
http://onweddingideas.com/cake-toppers-for-weddings-funny/awesome-cake-toppers-for-weddings-funny-with-gallery-of-unique-and-funny-wedding-cake-toppers/
http://familytreecounseling.com/angiesblog/wp-content/uploads/2013/11/blog_confidence-road-sign1-940x625.jpg 
http://randomdysfunctions.com/wp-content/uploads/2013/04/couples-living-together.jpg 

Sem comentários:

Enviar um comentário